Uma menina loira encontrada no Altas, em Marrocos, e uma "voz fantasmagórica" que dava pistas sobre uma quinta em Espanha onde Maddie estaria escondida marcaram dois momentos de maior expetativa do casal McCann, na procura pela filha desaparecida no Algarve a 3 de maio de 2007.
Corpo do artigo
A poucos dias da data que assinala o 10.º aniversário do desaparecimento de Madeleine McCann, na Praia da Luz, Algarve, Clarence Mitchell, porta-voz de Kate e Gerry McCann, revelou ao jornal britânico "The Telegraph" dois dos momentos em que estes julgaram estar mais perto de encontrar a filha.
6244099
O primeiro aconteceu algumas semanas depois do desaparecimento de Maddie. Pouco depois de Clarence ter começado a trabalhar com o McCann, começou a receber chamadas às 3 horas da madrugada, em que "uma voz fantasmagórica" de um homem repetia o nome de uma quinta onde a menina estaria escondida.
As autoridades descobriram a quinta perto de Sevilha, em Espanha, e tudo batia certo com a descrição feita pelo telefone. "Realmente pensei que estavam na pista certa, mas ela não estava lá", escreveu no jornal britânico o assessor do casal, que nunca percebeu a motivação para tantas pistas falsas.
Mas o momento em que se parecia estar mais perto de um final feliz ocorreu no final de 2007, já Kate e Gerry se encontravam de novo em Inglaterra, depois de terem passado semanas na Praia da Luz.
6238715
Investigadores privados contratados pelo casal descobriram na Montanha do Atlas, em Marrocos, uma menina loira que falava inglês e que corresponderia à descrição de Maddie. "Toda a informação sugeria que poderia ser Madeleine".
A expetativa era tanta que um avião foi colocado a postos para ir até Marrocos para trazer a menina. "Os motores estavam ligados, à espera de voar para a ir buscar", lembra Clarence, referindo que, nesta altura, os pais já tinham aprendidos a estar céticos sobre estas notícias. Quando as autoridades marroquinas investigaram, "ficou claro que não era a Madeleine".
Dez anos depois, a experiência destas situações faz com que o casal não crie falsas esperanças quando surgem novas pistas. Tal como Kate e Gerry, "simplesmente deixo as autoridades fazerem o seu trabalho antes de elevar as expetativas".