O presidente iraquiano, Jalal Talabani, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e a equipa médica em Bagdad ainda está a tentar estabilizar o doente, informou, esta terça-feira, o porta-voz de Talabani.
Corpo do artigo
O porta-voz, Ali al-Mussawi, afirmou que o primeiro-ministro, Nuri al-Maliki, já está no hospital onde o presidente está a ser tratado.
Os médicos ainda não decidiram se Talabani, de 79 anos, vai continuar a ser tratado em Bagdad ou se vai ser transferido para outro país para continuar ao tratamento, referiu.
Anteriormente, uma fonte da presidência iraquiana tinha anunciado que Talabani tinha sido hospitalizado em Bagdad devido a uma "urgência médica", mas sem mais pormenores.
"Devido ao esgotamento e à fadiga, [Talabani] teve uma urgência médica e foi transportado para o hospital de Bagdad" na segunda-feira à noite, de acordo com um comunicado publicado no site da Internet do chefe de Estado.
Talabani teve numerosos problemas de saúde nos últimos anos. Antes de ter sido operado ao coração com êxito nos Estados Unidos em agosto de 2008, um ano antes, Talabani teve de ser transferido para a Jordânia por desidratação e esgotamento.
O presidente iraquiano também foi tratado nos Estados Unidas e na Europa por diferentes problemas de saúde.
Talabani, da minoria curda e que é considerado uma rara figura unificadora aparentemente acima das querelas étnicas e sectárias do país, esteve recentemente envolvido na tentativa de mediar a crise entre o governo central iraquiano e a minoria curda iraquiana.