Presidente filipino usou helicóptero presidencial para fugir ao trânsito e ver os Coldplay
O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., está a ser alvo de críticas por ter usado um helicóptero presidencial para ir assistir a um espetáculo dos Coldplay, evitando os engarrafamentos da região.
Corpo do artigo
O Grupo de Segurança Presidencial disse que a Arena Filipina “experimentou um fluxo sem precedentes de 40 mil pessoas que participavam ansiosamente num concerto, resultando em complicações imprevistas de trânsito ao longo do percurso”. A situação do trânsito representava “uma ameaça potencial à segurança do nosso presidente”, afirmou, segundo o jornal britânico "The Guardian".
Nas redes sociais, muitos acusaram o presidente de desperdiçar o dinheiro dos contribuintes e salientaram que o povo tem de suportar diariamente o infame trânsito da região metropolitana de Manila quando se desloca. Outros apontaram que o modo de transporte escolhido por Marcos Jr contrastava com os esforços dos Coldplay para tornar os seus espetáculos mais sustentáveis. De acordo com o site da banda, os Coldplay começaram a usar energia renovável para alimentar os espetáculos e veículos elétricos e combustíveis alternativos sempre que possível.
O ativista Renato Reyes descreveu a decisão como “um grave insulto a milhões de passageiros filipinos”, acrescentando que a região metropolitana de Manila foi classificada como tendo o pior tráfego num inquérito internacional recente. “Enfrentamos uma crise debilitante nos transportes de massa que causou um trânsito terrível e viagens de pesadelo para as pessoas comuns”, disse.
Durante o espetáculo dos Coldplay, o vocalista Chris Martin brincou sobre o trânsito em Manila e agradeceu ao público pela perseverança: “Vimos algum trânsito. Mas acho que têm o [tráfego] número um do Mundo. Obrigado por se esforçarem para estarem aqui”, continuou.
O Índice de Tráfego TomTom de 2023 nomeou Manila como a área metropolitana mais lenta num estudo realizado com 387 cidades em 55 países. Em média, são necessários 25 minutos e 30 segundos para percorrer 10 quilómetros na região da capital.