Presidentes da Argentina, El Salvador e da República Dominicana já chegaram a Lisboa
Os presidentes da Argentina, de El Salvador e da República Dominicana e o ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha encontram-se já em Lisboa para participar na XIX Cimeira Ibero-Americana que começa às 19:00 em Belém.
Corpo do artigo
Os presidentes Cristina Kirchner, da Argentina, Mauricio Funes, de El Salvador, e Leonel Fernandez, da República Dominicana, bem como o ministro espanhol Miguel Ángel Moratinos juntam-se assim a Rafael Correa, do Equador, Michele Bachelet, do Chile, e Alvaro Uribe, da Colômbia, que já se encontram em Lisboa para a cimeira que tem como tema central "Inovação e Conhecimento".
Após a Cimeira, na terça-feira, Bachelet realiza uma visita oficial a Portugal, tendo previstos encontros com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e com o primeiro-ministro, José Sócrates.
Além de participar na Cimeira, Uribe terá uma audiência com o Rei de Espanha, entre outras reuniões bilaterais, e visitará o Santuário de Fátima, segundo a Presidência colombiana.
A delegação de Cuba será dirigida pelo chefe da diplomacia, Bruno Rodriguez, em substituição do presidente Raul Castro.
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é outro dos ausentes da cimeira, segundo fonte da Secretaria-Geral Ibero-Americana.
Fonte do governo espanhol apontou também as ausências dos presidentes do Uruguai, Tabaré Ramon Vázquez Rosas, da Bolívia, Evo Morales, do Paraguai, Fernando Lugo, da Nicarágua, Daniel Ortega, e da Guatemala, Álvaro Colom.
As Honduras, país que atravessa uma crise política na sequência do golpe de Estado que no final de Junho derrubou o presidente Manuel Zelaya, vai fazer-se representar pela ministra dos Negócios Estrangeiros do governo deposto, Patricia Rodas.