O Governo de Israel quer retomar as negociações de paz com a Palestina, pelo que propôs a realização de um encontro que inclua a presença do presidente da Autoridade Palestiniana, noticiaram os meios de comunicação israelitas.
Corpo do artigo
Segundo o diário israelita Haaretz, que cita fontes do gabinete do primeiro-ministro de Israel, a proposta de Benjamín Netanyahu foi formulada ao Presidente do Egipto, Hosni Mubarak, num encontro que ambos mantiveram no Cairo, na terça-feira passada.
Nesse encontro, Netanyahu manifestou vontade de retomar as negociações de paz, pelo que terá defendido a realização da referida reunião ainda este mês, em território egípcio e com a presença do presidente palestiniano, Mahmud Abbas.
O diário adianta que o ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio, Ahmed Abul Gheit, terá notado que o primeiro-ministro de Israel adoptou "posições que superaram as anteriores" e que permitiram um avanço no desbloquear das negociações de paz no Médio Oriente.
Israel tem tentado, embora sem sucesso, reiniciar o diálogo de paz com os palestinianos, processo suspenso desde a operação militar israelita contra a Faixa de Gaza, em Janeiro passado.
Abbas, no entanto, reiterou a recusa em regressar à mesa das negociações enquanto Israel continuar a aumentar os seus colonatos na Cisjordânia e na parte oriental de Jerusalém, precisamente a zona que os palestinianos reclamam como capital do seu futuro Estado.