O arsenal nuclear do Reino Unido conta com um máximo de 160 ogivas operacionais, de um total não superior a 225 ogivas, anunciou hoje, quarta-feira, o Governo britânico, ao tornar públicos dados que eram confidenciais até agora.
Corpo do artigo
"Pensamos ter chegado o momento de sermos mais abertos em relação às armas de que dispomos", declarou, perante o Parlamento, o ministro dos Negócios Estrangeiros, William Hague.
"Acreditamos que isto ajudará a construir um clima de confiança entre os Estados que têm armamento nuclear e os que não têm e contribuirá para os esforços futuros para reduzir o número de armas nucleares no Mundo", adiantou.
Segundo os especialistas, o Reino Unido possui o quinto maior arsenal nuclear do Mundo.
O anúncio de William Hague foi feito quando decorre na sede das Nações Unidas a Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear, que deve terminar esta semana.
No início de Maio, na abertura da conferência, os Estados Unidos também revelaram o tamanho do seu arsenal nuclear, composto por 5113 ogivas, em Setembro de 2009.
França fez um anúncio semelhante em Março de 2008, quando o presidente Nicolas Sarkozy indicou, "em nome da transparência", que o arsenal nuclear francês inclui "menos de 300 ogivas".
Hague anunciou, por outro lado, que o Governo vai reexaminar as circunstâncias em que pode considerar o recurso à arma nuclear.