O Ministério da Defesa da Rússia anunciou hoje que as suas forças na Síria estabeleceram uma "linha direta" com Israel para evitar incidentes entre aviões nos céus da Síria.
Corpo do artigo
"Uma partilha de informações mútua sobre atividade de aeronaves foi estabelecida através de uma linha direta entre o centro de comando da aviação russa na base aérea de Hmeimim e o posto de comando da força área israelita", disse o porta-voz da Defesa russa, Igor Konashenkov, citado pela agência Interfax.
O porta-voz acrescentou que estão a ser realizados treinos para que ambas as forças áreas se familiarizem com esta "linha direta", precisando que um desses treinos se realiza esta quinta-feira
Em setembro, numa visita a Moscovo, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse que os dois países tinham acordado estabelecer um mecanismo para coordenar a respetiva ação militar na Síria e evitar "mal-entendidos" e confrontações.
Segundo fontes citadas pela agência France Presse, Israel fez mais de uma dezena de ataques aéreos na Síria desde 2013. A maior parte desses ataques visou colunas de transporte de armamento para o movimento xiita libanês Hezbollah.