Uma mulher saudita deixou-se filmar enquanto conduzia um veículo, apesar da condução ser um ato proibido às mulheres na Arábia Saudita. O vídeo foi publicado na internet no âmbito de uma campanha que pretende levantar esta proibição. Ativistas apelam às condutoras que saiam à rua dia 26. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
O vídeo, originalmente publicado em árabe, já foi traduzido para inglês e mostra comentários da condutora enquanto passeia pela cidade de Riade, na Arábia Saudita. "Vejo pessoas a olhar para mim sem nenhuma desaprovação. É como se nós (mulheres) sempre tivéssemos conduzido" - diz a mulher no vídeo, em que admite não ser a primeira vez que conduz: "E vou continuar a fazê-lo".
A mulher revela que conduz quando tem, por exemplo, de ir levar ou buscar a filha à escola. Explica que nunca ninguém a repreendeu em nenhuma dessas vezes, mesmo havendo muitas pessoas a ver. Apesar destas afirmações e de muito "feedback" positivo, também houve quem contestasse tal ato no Twitter e pedisse pena de prisão para esta condutora e outras que desafiam a proibição.
O vídeo foi gravado e publicado na internet no âmbito de uma campanha lançada, em 2011, e que pretende levantar a proibição das mulheres conduzirem na Arábia Saudita. Centenas de mulheres participaram desde então, publicando vídeos e fotografias. Nesse ano, algumas mulheres que conduziram nas ruas do país chegaram a ser detidas.
Agora, um grupo de ativistas sauditas lançou uma nova campanha e apela às mulheres que saiam às ruas com os seus carros no dia 26 de outubro.