O secretário de Estado norte-americano John Kerry culpou este domingo o movimento Hamas pela continuação do conflito em Gaza, dizendo que os militantes islamitas estão a recusar todos os esforços de cessar-fogo.
Corpo do artigo
"Tem-lhes sido oferecido um cessar-fogo e têm recusado aceitar", referiu John Kerry à cadeia televisiva ABC, acrescentando que o Hamas tem "teimosamente" recusado os esforços para resolver o conflito "mesmo quando o Egito e outros pediram o cessar-fogo".
Com as suas atitudes, o Hamas "provocou outras ações" dos israelitas para pararem o ataque com "rockets" ao sul de Israel, disse o responsável dos EUA.
"É mau, obviamente, a guerra é má". E coisas desagradáveis vão acontecer. Mas, eles precisam reconhecer a sua própria responsabilidade", acrescentou, referindo-se ao Hamas.
John Kerry apelou ao Hamas para "ser responsável e aceitar um cessar-fogo multilateral sem condições".
Mais de 60 palestinianos foram hoje mortos pelas forças militares israelitas no norte de Gaza, numa das intervenções mais mortíferas no enclave nos últimos cinco anos.
O secretário de Estado dos EUA disse estar a planear encontrar-se com o responsável das Nações Unidas Ban Ki-moon, num esforço para procurar uma solução.