Um avião de combate ucraniano MIG-29 foi abatido por separatistas pró-russos na região leste da Ucrânia, no dia em que a Rússia, Ucrânia, Alemanha e França se encontram em Berlim para negociações.
Corpo do artigo
O piloto, o único ocupante do avião, que tinha a missão de "eliminar um grande grupo de terroristas" na região de Lugansk, conseguiu ejetar-se a tempo e em segurança, disse à agência AFP o militar ucraniano Leonid Matioukhine.
A ajuda humanitária às populações da Rússia no leste da Ucrânia continuava este domingo bloqueada, apesar do acordo alcançado no sábado entre Kiev e Moscovo sobre os detalhes da inspeção dos 280 camiões russos a ser realizada pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha.
No bastião separatista de Donetsk, os combates entre separatistas e o exército ucraniano provocaram a morte de 10 civis nas últimas 24 horas, de acordo com as autoridades locais.
Estes desenvolvimentos estão a criar uma situação tensa para a reunião de Berlim entre os líderes da diplomacia alemã, francesa, russa e ucraniana, para tentar aliviar as tensões.