“A educação precoce é para a vida humana como os alicerces para uma casa. Se construirmos uns alicerces sólidos não precisamos de andar sempre a repará-la”, disse a cantora colombiana, Shakira, que continua ser a estrela da XIX Cimeira Ibero-Americana.
Corpo do artigo
Em conferência de Imprensa, a artista anunciou que a a Secretaria Ibero-Americana para o Desenvolvimento da Educação Infantil Precoce para a América Latina e Caribe, criada há um ano, pela fundação ALAS (de que é activista), em parceria com sete países da região – Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, México, Panamá e Paraguai – assumiu o compromisso de, até 2020, haver uma cobertura universal nos cuidados à primeira infância na região.
“A tenacidade será a base do nosso sucesso e não vamos baixar os braços até ter uma cobertura universal para as crianças até aos seis anos”, referiu Shakira, pedindo à chefe de Governo argentina, Cristina Kirchner, anfitriã da XX Cimeira, em 2010, no Mar da Prata – que esteve a seu lado com outros estadistas subscritores da iniciativa, entre os quais o compatriota da cantora, Álvaro Uribe – que o desenvolvimento da educação infantil conste da agenda política desse encontro.
Também Michelle Bachelet – que em Dezembro deixará a presidência do Chile – falou como “mãe, pediatra e ex-ministra da Saúde” – da importância de assegurar o acesso a cuidados de saúde e ao sistema de ensino a milhões de crianças, cujo “grande problema de falta de motivação reside na pobreza e na desigualdade social”, apontou Kirchner.