Um soldado ucraniano foi morto em confrontos no leste separatista da Ucrânia, onde depois de dois meses de calma os combates se intensificaram nos últimos dias.
Corpo do artigo
"Perdemos um militar nas últimas 24 horas e outros cinco foram feridos", informou hoje o porta-voz militar ucraniano Andrii Lisenko.
Segundo a mesma fonte, os rebeldes separatistas pró-russos atacaram 21 vezes as posições do exército ucraniano ao longo da linha da frente, "obrigando os soldados a ripostar".
Os incidentes ocorreram perto da aldeia de Granite, 50 quilómetros a sul do bastião rebelde de Donetsk, precisou.
O conflito armado no leste da Ucrânia, que segundo a ONU fez mais de 8 mil mortos desde abril de 2014, conheceu um considerável apaziguamento desde a instauração de um novo cessar-fogo em setembro.
Nas últimas semanas, contudo, os confrontos reacenderam-se, sobretudo durante a noite, e vários soldados ucranianos foram mortos.
Para o secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Olexandr Tourchinov, essa escalada justifica-se porque "as tropas de ocupação russa fazem tudo para fazer fracassar o processo de paz".
A Ucrânia e os seus aliados ocidentais acusam a Rússia de apoiar militarmente a rebelião separatista do leste do país e de ter destacado tropas para aquela região, acusações que a Rússia nega.