Treze guardas ucranianos, que defendiam uma pequena ilha no Mar Negro, a Ilha das Serpentes, morreram às mãos das forças russas, depois de terem recusado a rendição.
Corpo do artigo
Num áudio que está a circular nas redes sociais é possível ouvir as últimas palavras de um dos militares ucranianos dirigida à embarcação russa: "Vão-se f****".
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2022/02/ilha_das_cob_20220225171147/mp4/ilha_das_cob_20220225171147.mp4
"Este é um navio de guerra militar. Este é um navio de guerra militar russo. Sugiro que baixem as armas e se rendam para evitar derramamento de sangue e baixas desnecessárias. Caso contrário, serão bombardeados", ouve-se nos áudios divulgados. Depois de um breve silêncio, surge a resposta, do outro lado, "Navio de guerra russo, vá-se f****". Os áudios têm sido amplamente divulgados nas redes sociais.
Morreram de "forma heroica"
O grupo de treze soldados ucranianos morreu a tentar defender a Ilha das Serpentes - Snake Island -, por isso, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que os soldados vão ser agraciados com o prémio póstumo de "Heróis da Ucrânia" pela forma "heroica" como perderam a vida, sem desistir.
A ilha, situada no Mar Negro, tem aproximadamente 16 hectares, pertence à Ucrânia e fica a cerca de 300 quilómetros da Crimeia, território anexado pela Rússia em 2014. Todos os soldados que guardavam a ilha morreram ao recusar rendição, anunciaram oficiais ucranianos.