As autoridades da Nicarágua informaram que o sismo registado esta noite no nordeste do país causou um morto e pelo menos 266 feridos, e decretaram o alerta vermelho ou de evacuação nas províncias de Manágua e León, noticia a agência Efe. A terra tremeu ainda no Chile, na Papua Nova-Guiné e também nos Açores.
Corpo do artigo
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, disse em conferência de imprensa que a vítima, uma jovem de 23 anos, oriunda de Manágua, morreu após sofrer um enfarte num centro hospitalar na capital.
A agência EFE refere que o abalo registado às 17.27 horas de quinta-feira (00.27 em Lisboa) teve uma magnitude de 6,2. Já a agência France Press aponta uma magnitude de 6,1 na escala aberta de Richter.
Pelo menos 266 pessoas ficaram feridas, incluindo três em estado crítico, e 822 casas sofreram danos, segundo os dados preliminares do Sistema Nacional para a Prevenção, Mitigação e Atenção de Desastres (Sinapred), citados pela EFE.
O terramoto foi sentido em El Salvador, Honduras e Costa Rica.
Um outro sismo de magnitude 6,2 na escala aberta de Richter abalou, também esta madrugada de sexta-feira, a cidade de Iquique, no norte do Chile, sem que tenham sido reportados danos pessoais ou materiais.
Este sismo está incluído nas mais de 600 réplicas que abalaram o extremo norte do Chile, depois de um sismo de 8,2 ocorrido a 1 de abril, que causou seis mortos e elevados danos materiais.
Outro sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter foi esta sexta-feira registado nos Açores a cerca de 60 quilómetros de Ginetes (S. Miguel), sem registo de danos pessoais ou materiais, segundo a Proteção Civil dos Açores. O abalo foi sentido principalmente nas ilhas Terceira e de S. Miguel.
Já um outro sismo, de 7,3 de magnitude, foi registado ao largo da Papua-Nova Guiné, sem causar vítimas ou alerta de tsunami, anunciou o instituto de geofísica norte-americano. De acordo com o USGS, que regista a atividade sísmica em todo o mundo, o hipocentro do sismo situou-se a 50 quilómetros de profundidade e o epicentro a 52 quilómetros da localidade de Panguna, na ilha de Bouganville, no noroeste do arquipélago.
A ilha da Nova Guiné, cuja metade ocidental faz parte da Indonésia, está localizada sobre o chamado "anel de fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que regista todos os anos perto de sete mil sismos, na maioria dos casos moderados.