A plataforma está a adotar novas regras para os utilizadores mais novos, nomeadamente a proibição do uso de filtro de beleza aos mais jovens para combater a ansiedade e problemas de autoestima.
Corpo do artigo
Segundo avança o jornal britânico "The Guardian", os utilizadores com menos de 18 anos vão deixar de ter acesso a filtros que alterem determinadas feições, como aumentar os lábios e os olhos ou corrigir imperfeições na pele. Apenas serão permitidos os filtros mais "cómicos", como aqueles que acrescentam orelhas de animais.
A preocupação com os filtros de beleza tem aumentado devido às repercussões sentidas pelo público mais jovem, nomeadamente do sexo feminino. Alguns dos utilizadores admitiram que, depois de usarem os filtros, deixaram de se sentir tão bem com eles mesmos.
TikTok a partir dos 13 anos
O TikTok está a ser pressionado para aumentar a segurança e uma das medidas que pretende adotar é proibir o uso da plataforma a menores de 13 anos.
Dado que os utilizadores mais novos conseguem, muitas vezes, enganar o controlo da idade, à semelhança do que acontece noutras redes sociais, o TikTok vai, até ao final deste ano, lançar novos sistemas automatizados que permitem detetar se as restrições de idade estão a ser cumpridas.
Estas novas regulamentações do TikTok fazem parte de uma onda de inovações na segurança online das redes sociais. O Instagram, por exemplo, lançou “contas de adolescentes” para menores de 18 anos de forma a permitir aos pais maior controlo sobre as atividades das crianças, incluindo a capacidade de impedir que usem a aplicação à noite.