Organização de preservação cultural inglesa restaurou uma pintura, retirando um sorriso, de um quadro que estará ligado ao pintor do século XVI Joachim Beuckelaer.
Corpo do artigo
A English Heritage recuperou uma pintura que sofreu alterações durante o século XIX, corrigindo o sorriso que estava no rosto de uma vendedora de vegetais e removendo uma parte da tela que continha uma faixa de céu mal pintado, que foi adicionada para tornar a pintura quadrada em vez de retangular.
A organização inglesa revelou esta sexta-feira o resultado do processo de conservação da obra, que durou dois anos. De acordo com a English Heritage, a pintura nunca foi assinada, mas a análise técnica e a pesquisa revelaram que o quadro pertence à Idade de Ouro dos Países Baixos, o que significa que há uma elevada probabilidade da pintura estar ligada ao pintor de cenas de mercados e de cozinhas Joachim Beuckelaer.
"Os resultados do projeto foram uma revelação", referiu Alice Tate-Harte, conservadora das coleções da organização English Heritage, acrescentando que "o sorriso foi uma grande mudança, pois a vendedora parece agora muito mais confrontante e mais séria".
Segundo a organização, a restauração da pintura resultou de um trabalho estabelecido por prioridades, pois "a estrutura do quadro estava muito suja e a descascar" e "tinha um verniz muito amarelo e havia muitas manchas", então a obra já "não era o objeto bonito que poderia ser".
Alice Tate-Harte referiu ainda que a maior decisão ao tratar da restauração da pintura foi recuperar a parte que foi adicionada para tornar a obra quadrada. "Parece uma coisa estranha de se fazer [alterar a pintura], mas isso acontecia nas casas de campo, pois a conservação só foi estabelecida no século XIX, então as pessoas tinham muita liberdade para fazer este tipo de coisas".
A restauração da obra revelou as cores vibrantes da pintura e a possibilidade de pertencer ao pintor Joachim Beuckelaer, que apresenta várias coleções na Galeria Nacional, em Londres, e no Museu do Prado, em Madrid.
A pintura está agora exposta na Audley End House, museu histórico da organização English Heritage, em Essex, Reino Unido e pode ser vista pela primeira vez como foi originalmente concebida.