Tropas de elite iraquianas começaram a avançar no interior da cidade de Mossul enfrentando forte resistência dos jiadistas do grupo Estado Islâmico.
Corpo do artigo
Soldados da unidade de contraterrorismo que entraram esta sexta-feira no bairro de Al-Karama, no leste da cidade, foram recebidos com bombas e intenso tiroteio, disse o comandante da unidade, Muntathar Salem, à Agência France-Presse.
O tiroteio era quase ininterrupto, segundo um jornalista da agencia no local, e informações da frente de combate sugerem que os jiadistas erigiram barreiras e colocaram bombas nas ruas para atrasar o avanço do exército iraquiano.
Os ataques aéreos da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos intensificaram-se nos últimos dois dias para preparar o avanço, a primeira incursão significativa em Mossul desde que foi tomada pelos jiadistas em junho de 2014.
Estima-se que 3 mil a 5 mil combatentes do Estado Islâmico e mais de um milhão de civis estejam em Mossul, a segunda maior cidade do Iraque.
As forças iraquianas já tinham ultrapassado os limites municipais da cidade, mas só hoje penetraram nas zonas mais densamente edificadas.