O presidente dos Estados Unidos vai receber o seu homólogo sul-coreano, Moon Jae-In, na Casa Branca, a 29 e 30 de junho, para analisar assuntos como a "crescente ameaça" representada pelo programa nuclear e balístico norte-coreano.
Corpo do artigo
Donald Trump e o "presidente Moon vão discutir os meios de reforçar a aliança a toda a prova entre os Estados Unidos e a República da Coreia, de fazer avançar a cooperação sobre temas económicos e mundiais e reforçar a amizade entre os dois países", refere um comunicado divulgado pela Casa Branca.
8560319
"Os dirigentes também vão coordenar-se acerca dos temas relacionados com a Coreia do Norte, em particular os meios de enfrentar a crescente ameaça colocada pela Coreia do Norte" com o seu programa nuclear e de armamento, continua o executivo norte-americano.
O novo dirigente sul-coreano tenta encontrar uma forma de sair do impasse com a Coreia do Norte e rompeu com a política da sua antecessora, Park Geun-Hye, presidente conservadora destituída no seguimento de um escândalo de corrupção.
No início de junho, a Coreia do Sul anunciou o congelamento da instalação da controversa defesa antimíssil norte-americana.
Antes de chegar ao poder, em maio, o presidente tinha transmitido muita reserva quanto à oportunidade de instalar o sistema Thaad (Terminal High Altitude Area Defense), anunciado em 2016 pelo anterior chefe de Estado.