Na véspera de abandonar a Casa Branca, Barack Obama telefonou para a chanceler alemã Angela Merkel. Foi a última chamada do agora ex-presidente para um líder internacional enquanto chefe de Estado.
Corpo do artigo
Segundo comunicado divulgado esta quinta-feira pelo gabinete de imprensa da Casa Branca, Barack e Michelle Obama falaram ao telefone com Merkel e o marido, Joachim Sauer, naquela que foi a última chamada telefónica do casal dirigida a um dirigente estrangeiro.
Os Obama expressaram "apreço pela sua amizade pessoal" e pela "parceria criada entre a Alemanha e os Estados Unidos ao longo dos últimos oito anos", razões que justificaram a escolha de Merkel para o último telefonema de Barack enquanto presidente.
"Uma estreita cooperação entre Washington e Berlim e entre os Estados Unidos e a Europa são essenciais para garantir uma relação transatlântica sólida", lê-se no comunicado da Casa Branca, que reproduz a conversa entre o casal norte-americano e o alemão, que concordaram nos benefícios das boas relações entre os dois países.
Obama agradeceu ainda a liderança "forte, corajosa e constante" demonstrada pela líder alemã.