Os Estado Unidos publicaram, na quinta-feira, uma lista de 55 universidades que estão sob investigação pela gestão das denúncias sobre abusos sexuais nos seus campus, entre elas Harvard, Princeton e Dartmouth College.
Corpo do artigo
A lista divulgada pelo Departamento da Educação é parte do esforço do governo de Obama para promover um papel mais ativo dos centros de prevenção e resposta a casos de estupro ou assédio, que afetam um em cada cinco estudantes norte-americanos durante a sua passagem pela universidade.
"É necessário que haja transparência", disse o secretário da Educação, Arne Duncan, numa conferência de imprensa na Casa Branca.
"Provavelmente, ninguém vai gostar de ver o seu nome nessa lista. Mas vamos investigar, vamo-nos concentrar nos factos. E se fizeram tudo bem, seremos muito claros e diremos que fizeram tudo corretamente", acrescentou, salientando que não há "presunção de culpa".
As universidades estão sob investigação por possível violação do Título IX, uma regulamentação que proíbe a discriminação do género nos centros educativos que recebem fundos federais, e a que muitas das vítimas têm recorrido a denunciar a falta de ação das suas instituições de ensino.
Entre as instituições sob escrutínio estão escolas privadas, como a Universidade de Emory, a Universidade do Sul da Califórnia ou Amherst e Swarthmore; estão também escolas públicas, como Berkeley, Universidade da Califórnia, do Estado do Arizona e do Estado de Ohio.
Cerca de metade dos Estados norte-americanos têm universidades sob investigação. Seis universidades estão em investigação no Estado de Massachusetts, cinco na Pensilvânia, e quatro em Nova Iorque, Califórnia e Colorado.