Uma série de ataques em várias cidades no Iraque, esta segunda-feira, fez pelo menos 66 mortos e mais de 230 feridos. O balanço mais grave é de um duplo atentado em Kut que matou 40 pessoas.
Corpo do artigo
Kut, Tikrit, Bagdade, Najaf, Baqouba, Kirkuk, Ramadi, Kerbala, Khan Beni Saad e Balad são algumas cidades que, esta segunda-feira, foram palco de atentados no Iraque.
Duas explosões ocorreram, às 05.00 horas, no centro de Kut (cidade com cerca de 400 mil habitantes), num local de construção onde estavam reunidos muitos operários.
Segundo o porta-voz da política, Dhurgam Mohammed Hassan, citado pela agência Associated Press, a primeira bomba estava num congelador, seguindo-se uma segunda explosão a partir de um carro estacionado no local.
O delegado médico provincial, Diaa al-Aboudi, disse que 40 pessoas morreram e 65 ficaram feridas.
Em Najaf, duas viaturas armadilhadas explodiram, causando sete mortos e 60 feridos, na maioria polícias.
Dois suicidas atacaram o departamento anti-terrorismo em Tikrit matando três polícias e ferindo sete pessoas.
Quatro soldados foram mortos em Baqouba por homens armados num posto de segurança. Outras 14 pessoas ficaram feridas em duas explosões.
Em Kerbala, uma viatura armadilhada fez dois mortos e nove feridos num posto de polícia.
Em Kirkuk, um civil morreu e 14 ficaram feridos em várias explosões. Em Ramadi também há uma vítima mortal num atentado.
Na capital, Bagdade, uma viatura armadilhada explodiu no bairro de Mansour à passagem de uma coluna de veículos do ministério de Educação e cinco pessoas ficaram feridas.