As inundações, provocadas por um dia de chuva e vento fortes, já provocaram, pelo menos, 96 mortos no Rio de Janeiro, no Brasil. A internet, através das redes sociais e do Youtube, está a servir de janela para a catástrofe.
Corpo do artigo
No Youtube, são às dezenas os vídeos colocados pelos internautas nas últimas 24 horas. Uma busca por Rio de Janeiro apresenta inúmeras entradas, quase todas com imagens das inundações e dos transtornos que causaram aos cariocas.
[Youtube:shqIYzV-jn4]
Tópicos como #chuvanorio, #caosnorio, #alagados e #caos estavam, hoje de manhã, entre os mais comentados no Brasil. O Facebook e outras redes têm servido para partilhar informações sobre a tempestade.
[Youtube:pgO1NV69h1M]
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou hoje de manhã à imprensa local que a "situação é de absoluto caos" e que "todas as vias importantes estão interrompidas."
[Youtube:aq33OF6Zr0Y]
De acordo com o prefeito, a maior preocupação das autoridades é com moradores de áreas de risco. "Temos cerca de dois mil domicílios em situação de risco (desabamentos, deslizamentos de terra) e essa é uma situação de risco até que a chuva abrande. O que mais nos preocupa é a perda de vidas humanas", afirmou Paes.
A Defesa Civil municipal entrou em estado de alerta às 17 horas (hora local) de segunda-feira e manteve as equipas de socorro nas ruas.