O funeral do ex-Presidente israelita Shimon Peres começou, esta sexta-feira, em Jerusalém na presença de dezenas de dirigentes de todo o mundo.
Corpo do artigo
Entre os dignitários presentes estão os Presidentes norte-americano, Barack Obama, e palestiniano, Mahmud Abbas, constatou a agência AFP
Os restos mortais de Shimon Peres foram transportados ao início do dia do parlamento para o cemitério do Monte Herzl, em Jerusalém, onde vão ser sepultados num funeral que junta 34 chefes de Estado e de Governo.
5417021
O carro fúnebre escoltado por uma coluna de veículos policiais percorreu as ruas de Jerusalém até chegar ao seu destino final, situado no sudoeste de Jerusalém, onde se encontram enterrados os "grandes da nação".
O dispositivo de segurança em torno das exéquias do antigo chefe de Estado israelita é considerado o maior da história do país, envolvendo só em Jerusalém o destacamento de 8.000 agentes em diversos pontos da cidade.
O ex-Presidente de Israel e Nobel da Paz, Shimon Peres, morreu na quarta-feira, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) a 13 de setembro que o deixou hospitalizado desde então.
Peres era o último sobrevivente da geração dos "pais fundadores" de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1993, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.
Shimon Peres ocupou quase todos os mais importantes cargos políticos em Israel - ministro de várias pastas em vários governos, primeiro-ministro interino, primeiro-ministro e presidente (2007-2014).