A polícia de Utrecht, Holanda, onde esta segunda-feira de manhã um homem abriu fogo dentro de um elétrico, divulgou a identidade do suspeito. Fugiu mas já foi detido.
Corpo do artigo
De acordo com as autoridades, o alegado atacante chama-se Gökmen Tanis, tem 37 anos e nasceu na Turquia.
A sua detenção foi anunciada ao fim da tarde, anunciou um porta-voz da polícia em conferência de imprensa, sem adiantar detalhes da operação.
1107632105780113408
As autoridades suspeitam de terrorismo, não descartando a possibilidade de outras pessoas estarem envolvidas nos incidentes desta manhã.
O pai do suspeito agora detido disse à agência de notícias turca DHA que se o filho cometeu o crime "deve ser punido", referindo que já não tem contacto com ele há mais de 11 anos.
De acordo com média locais de Utrecht, Gökmen Tanis tem cadastro, tendo sido levado por várias vezes a tribunal, na Holanda, por pequenos furtos e por uma acusação de violação.
Durante a tarde, a polícia apreendeu e está a investigar um veículo - Renault Clio vermelho - relacionado com o ataque no elétrico, que tinha sido roubado pouco antes do tiroteio.
Além do ataque no elétrico (tram) 24 Oktoberplein-Zuid, onde morreram pelo menos três pessoas e cinco ficaram feridas, registaram-se esta manhã incidentes similares "em vários locais" da cidade de Utrecht, causando "várias vítimas", adiantou o chefe da Agência Nacional de Segurança e Antiterrorismo, Pieter-Jaap Aalbersberg, que não identificou os lugares atingidos.