Indonésia

O triste vídeo do macaco disfarçado de menina obrigado a mendigar na rua

O triste vídeo do macaco disfarçado de menina obrigado a mendigar na rua

Um vídeo mostra um macaco disfarçado de menina a pedir dinheiro na berma de uma estrada, em Bogor, na Indonésia. Este incidente insere-se numa performance tradicional de rua denominada Topeng Monyet, que pode ser traduzida como "Máscara de Macaco".

Segundo o "Daily Mail", o vídeo mostra um macaco vestido de menina, com uma máscara de uma boneca loira com óculos escuros sobre a cabeça. O animal, acorrentado, segura um balde azul para recolher o dinheiro enquanto olha para quem passa, à espera que alguém esteja disposto a pagar pela sua performance.

O vídeo foi partilhado nas redes sociais e dividiu os utilizadores. Por um lado, alguns lamentaram a situação do macaco, outros acharam a situação engraçada.

O disfarce do macaco insere-se na tradicional performance de rua conhecida como Topeng Monyet, em que os animais são forçados a vestir-se como pessoas e a fazer truques, enquanto tocam música tradicional.

Em 2013, esta performance foi banida em Jacarta, capital da Indonésia, numa campanha que defendia o direito dos animais, devido ao facto de muitos macacos terem sido incapazes de voltar à floresta após sérios traumas psicológicos. No entanto, continua a ser recorrente no resto do país.

ver mais vídeos