DGS regista 14 mil pedidos de agendamento de maiores de 80 anos e apela à vacinação. 275 mil pessoas receberam reforço contra a covid.
Corpo do artigo
Até à passada terça-feira tinham sido administradas 648 318 vacinas contra a gripe. De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), daquele total 163285 foram em regime de co-vacinação, ou seja, com administração de vacina contra a gripe em simultâneo com reforço de covid.
Conforme o JN noticia nesta quinta-feira, a taxa de resposta às convocatórias por SMS para imunização em simultâneo anda na casa dos 60%. Neste momento, a campanha decorre para os maiores de 80 anos, com dificuldades em ler e responder às mensagens, bem como de deslocação.
Ao JN, a DGS informou terem "sido registados 14 165 pedidos de agendamento online de utentes com idade igual ou superior a 80 anos". Em Portugal, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística, contam-se 679 mil pessoas com mais de 80 anos de idade, 48% das quais acima dos 85.
A USF-Associação Nacional e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar relatam, ao JN, dificuldades dos utentes em responderem às convocatórias por SMS e em se deslocarem aos centros de vacinação, alguns a mais de 20 quilómetros de distância. Neste ano, a vacinação decorre em simultâneo com o reforço de vacina contra a covid, pelo que não há doses contra a gripe nos centros de saúde.
Os responsáveis das duas associações defendem uma maior proximidade no processo. Questionada se admite colocar vacinas contra a gripe nos centros de saúde para garantir uma maior proximidade e promover a vacinação oportunística, a DGS não se pronunciou ainda.
Por outro lado, como também noticiado, as farmácias, que iniciaram a venda ao público no passado dia 25, dispensaram já, até à passada terça-feira, 434 mil vacinas contra a gripe. Em apenas nove dias, de acordo com dados da Associação Nacional das Farmácias, foram comercializados e administrados 62% do total de 700 mil vacinas do contingente privado. Num crescimento de 82% face a período homólogo do ano passado.
275 mil doses contra a covid-19
Já no que à imunização contra a covid diz respeito, a DGS revela terem sido administradas, até ao passado dia 2, quase 275 mil vacinas. Deste total, 6587 dizem respeito a doses adicionais a utentes imunodeprimidos, via prescrição eletrónica de medicamentos.
A autoridade de saúde liderada por Graça Freitas reforça "o apelo à vacinação contra a gripe e a covid-19, considerando que esta é decisiva para minimizar o risco de propagação de vírus como o SARS-CoV-2 e o vírus da gripe e para diminuir a ocorrência de doença grave". Vacinação esta, vincam, "essencial, especialmente nesta altura do ano, em que é expectável a co-circulação de vários vírus respiratórios" e o "impacto das temperaturas baixas na saúde da população".