Alargado até 29 de abril prazo para entregar relatório único, 250 mil empresas já o fizeram
As entidades empregadoras com trabalhadores por conta de outrem ao seu serviço no ano anterior, ou seja em 2023, têm até 29 de abril para fazer a entrega obrigatória do relatório único. Segundo apurou o JN, foi alargado o prazo inicialmente previsto, de dia 15. Já 250 mil empresas entregaram o documento.
Corpo do artigo
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) tinha precisamente esta semana lançado um alerta às empresas dada a aproximação do prazo, mas este foi agora alargado por mais duas semanas. Isto numa altura em que também têm sido transmitidas algumas dificuldades por parte de empresas no acesso ao site para a entrega do relatório.
Fonte ligada ao processo atribui as dificuldades ao possível congestionamento do sistema e sublinhou que, neste momento, 250 mil empresas já entregaram o relatório único, com um total 1,5 milhões de anexos apresentados. Números semelhantes aos do ano passado por esta altura.
"Este instrumento permite conhecer melhor as empresas, o emprego e as condições de trabalho, e é fundamental na definição e execução de políticas públicas, sociais e económicas", explicou a ACT, numa nota publicada no seu site na qunta-feira.