Alunos de turismo conseguem emprego no setor e há seis cursos com taxa de 100%
Cerca de 76% dos alunos formados nas escolas do Turismo de Portugal conseguem emprego no setor e outros 18% reforçam a sua formação até um ano após os estudos, segundo um questionário aos alunos que concluíram a formação no ano passado. Turismo de Portugal aponta seis dos seus cursos com uma taxa de atividade de 100%.
Corpo do artigo
A taxa de atividade de 100% ostentada por alguns dos cursos do setor do turismo pinta um cenário aparentemente simpático e convidativo para potenciais interessados. Técnico de restaurante ou bar, arte culinária, alimentação e bebidas, gestão de operações hoteleiras, técnicas de serviço de restauração e técnicas de cozinha e pastelaria são os seis cursos identificados como tendo uma boa empregabilidade.
89% trabalham na área
Seis meses após a obtenção do diploma, 89% dos alunos exercem funções no setor, mais precisamente no canal HORECA, referente a hotéis, restaurantes e cafés. São “38% na hotelaria, 48% na restauração e 4% na área do turismo”, aponta o Turismo de Portugal em comunicado.
Dos alunos que ingressaram no mercado de trabalho, a maioria, 86%, tem contratos a termo certo, cerca de 4% trabalha por conta própria e 8% exerce funções ao abrigo de um estágio profissional.
“Estes números continuam a traduzir a aposta do Turismo de Portugal e da sua Rede de Escolas na formação dos profissionais do setor e a melhoria contínua que se verifica nas condições que lhes são proporcionadas no setor. Existe ainda um caminho a percorrer que depende também do empenho dos agentes do setor e para o qual queremos continuar a contribuir em tudo o que nos for possível”, apontou Ana Paula Pais, diretora da área de formação do Turismo de Portugal, citada na nota de imprensa.
No ano letivo de 2021/2022, houve 769 alunos a conseguir a sua formação em turismo, tendo obtido o nível 4 e 5 de qualificação, por meio de conclusão com aproveitamento de cursos de dupla certificação (nível 4), cursos “on-the-job” (nível 4 e 5) e cursos de especialização tecnológica (nível 5).
Os questionários foram lançados através do Portal das Escolas, pelo Turismo de Portugal, a Autoridade Turística Nacional, integrada no Ministério da Economia e do Mar. Houve 415 respostas ao questionário a 1 mês e 366 respostas ao questionário a 6 meses, correspondendo às respetivas taxas de resposta: 54% e 48%.