Desta segunda até quinta-feira, os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Santarém vão estar sob aviso vermelho. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta que as máximas podem atingir valores acima dos 40ºC em alguns locais.
Corpo do artigo
Os restantes 11 distritos continentais estarão em aviso laranja tal como a costa sul do Arquipélago da Madeira. No entanto, a costa norte da Madeira estará em aviso amarelo e o Arquipélago dos Açores não tem aviso.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta que as máximas podem atingir valores acima de 40°C, prevendo que só comecem a atingir “valores normais para a época do ano no fim de semana de 26 e 27”.
“Prevê-se uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima nos próximos dias, com valores que entre os dias 21 e 24 irão estar próximos dos 40°C na região Sul e interior norte e centro, podendo atingir pontualmente 44°C em alguns locais do Alentejo e Vale do Tejo”, indicou o instituto no sábado.
Durante a noite, as temperaturas mínimas também serão elevadas, “com valores superiores a 20°C (noites tropicais) em grande parte do território, podendo mesmo não descer abaixo dos 25°C em alguns locais do Algarve, Alentejo e na Beira Interior”.
As temperaturas serão “inferiores na faixa costeira” com as máximas a atingirem entre os 30ºC e 35ºC no litoral norte e centro.
Recomendações DGS
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda que se dê atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, como crianças, idosos, grávidas, doentes crónicos, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.
Realça que as crianças devem beber água frequentemente e as que tenham menos de 6 meses não devem ser expostas ao sol. Deve-se procurar locais frescos e arejados ou climatizados, pelo menos 2 a 3 horas por dia e aumentar o consumo de água, pelo menos 1.5 litros, ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Evitar a exposição direta ao sol também é importante, devendo aplicar protetor solar com fator igual ou superior a 30 de 2 em 2 horas. A roupa deve ser solta, opaca e a cobrir a maior parte do corpo, a DGS também recomenda a utilização de chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta. Deve-se ainda evitar atividades físicas no exterior e quem viaja deve escolher horas de menos calor para o fazer e não deve permanecer em viaturas estacionadas e expostas ao sol.