O comentários e toques inapropriados de um apresentador à sua co-anfitriã chocaram o público. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
Enrique Tovar, popular apresentador de televisão no México, é o protagonista de um vídeo que, esta semana, se tornou viral no país e deu origem a um debate nacional sobre o tratamento dado às mulheres.
Durante o programa "A Toda Maquina", Tovar acariciou o peito da sua colega, Tania Reza, e tentou levantar a sua saia, o que claramente incomodou a apresentadora e a levou a abandonar a emissão em direto.
Num dos momentos mais polémicos, ele encostou-se a Tania, forçando-a a desviar-se. Depois, abraçou-a e disse: "Onde é que vais?". "Não sejas idiota, Enrique", respondeu ela, enxotando as mãos do apresentador.
Durante os três minutos de vídeo, tornou-se cada vez mais claro o desconforto de Reza, que a dada altura exigiu: "Vamos mudar de apresentador. Não consigo trabalhar assim". Quando ela finalmente retirou o microfone e abandonou as câmaras, Tovar dirigiu-se aos espectadores: "Peço desculpa. Acho que a minha parceira é um pouco hormonal".
[youtube:MOV_bkwdxRs]
O episódio tem sido amplamente partilhado nas redes sociais e, como resultado, a entidade oficial de prevenção da descriminação no México, Conased, lançou uma investigação contra Tovar, acusando-o de "assédio sexual a Tania Reza através de atitudes que podem ser consideradas discriminatórias e adversas aos direitos das mulheres, entre eles o direito a uma vida livre de violência".
A própria estação de televisão, Televisa, também decidiu apurar o que realmente aconteceu durante o programa, o que levou Reza e Tovar a assegurar que tudo não passou de uma manobra para atrair audiências.
A dupla foi despedida, o que levou a apresentadora a reformular a sua história, garantindo que foram os produtores que lhe disseram para alinhar no momento. Depois disso, a Televisa decidiu contratar os anfitriões de volta e, em contrapartida, suspender os produtores de "A Toda Maquina".
Numa próxima emissão, Reza e Tovar vão fazer um pequeno discurso sobre assédio sexual.