A arquidiocese de Braga vai receber, a partir da próxima quarta-feira, cerca de sete mil peregrinos estrangeiros, provenientes de 26 países, que cumprirão até ao domingo seguinte a “última etapa” antes da realização da Jornada Mundial da Juventude.
Corpo do artigo
Os jovens serão acolhidos nos 14 arciprestados que fazem parte da diocese e que serão responsáveis pelos respetivos programas, criados com o objetivo de dar a conhecer os territórios, as suas culturas e os seus principais pontos de interesse.
“Será um tempo de partilha e de intercâmbio a todos os níveis, permitindo que os jovens portugueses e estrangeiros vivam juntos esta última etapa na preparação para a Jornada Mundial da Juventude”, explicou esta quarta-feira o responsável do comité organizador diocesano, cónego Avelino Amorim, em conferência de imprensa.
Os jovens, cujos grupos maiores chegam de Espanha e de França, ficarão instalados em casas de famílias que se mostraram disponíveis para fazer o acolhimento e em “espaços comunitários”, cedidos pelas paróquias ou pelas autarquias.
Ao programa criado por cada arciprestado junta-se, no dia 30 de julho, um “grande encontro diocesano”, que terá lugar em Braga. A manhã servirá para conhecer a cidade e a tarde inclui a celebração de uma missa, às 17 horas, na Avenida Central, presidida pelo arcebispo, D. José Cordeiro, a que se segue uma festa “sunset”.
Segundo Avelino Amorim, após este “momento de celebração”, alguns peregrinos regressarão aos locais de acolhimento e outros seguirão diretamente para Lisboa ou para Fátima, a caminho da Jornada Mundial da Juventude, onde se espera a presença de cinco mil bracarenses.
“Temos 3500 jovens inscritos na arquidiocese de Braga, a que se juntam 1500 inscritos diretamente em Lisboa, o que significa que teremos cerca de cinco mil jovens da diocese a participar na Jornada Mundial da Juventude”, concluiu o responsável do comité organizador.
A diocese de Braga integra os arciprestados de Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Guimarães e Vizela, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Vila do Conde/Póvoa de Varzim, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde.
A Jornada Mundial da Juventude decorre de 2 a 6 de agosto, em Lisboa.