Simpatizantes do festival Eurovisão iniciaram uma campanha de "crowfunding" para que Portugal possa estar presente na competição. O objetivo é chegar aos 250 mil euros.
Corpo do artigo
A decisão da RTP de não incluir o Festival Eurovisão da Canção 2016 na grelha de programação foi conhecida no dia 7 deste mês. Desde então, vários foram os simpatizantes que se uniram para que a "falta de orçamento" não fosse um entrave à presença de Portugal.
Assim, foi criada uma campanha de "crowdfunding" de forma a trazer o certame Eurovisão à televisão portuguesa. A meta está estabelecida nos 250 mil euros, quantia que calculam ser a necessária para a participação.
Cláudio Rodrigues, fã do festival, é quem está à frente da ideia. Considera que esta "é e será" a maior plataforma de novos artistas que querem representar o seu país e que, por isso, deve ser trazido de volta à estação pública portuguesa.
"Vamos reunir-nos e fazer história. Cada doação é importante", realça o impulsionador da ideia.
Caso o objetivo monetário não seja cumprido e, por isso, não seja possível ir a Estocolmo, na Suécia, onde irá decorrer o festival, o dinheiro será entregue à Casa do Artista.
O jovem acrescenta que quem não pode participar através da contribuição monetária, pode ajudar ao partilhar a hashtag #letsmakehistoryforPortugal nas redes sociais de forma a aumentar a visibilidade da iniciativa.
Rodrigues considera que Portugal ainda pode ser feliz nesta competição, apesar de participar há 48 anos sem registar qualquer vitória. "É possível ganhar o concurso ou, pelo menos, conseguir um grande resultado", diz.