O candidato presidencial Cândido Ferreira criticou, este domingo, o encerramento de serviços públicos no interior do país, defendendo que o desenvolvimento dessas regiões deve ser pensado "de uma maneira completamente diferente" no futuro.
Corpo do artigo
"Esse desenvolvimento (interior do país), temos que o pensar de uma forma completamente diferente. Criámos estradas, criámos infraestruturas, parques industriais e, de repente, começámos a esvaziar serviços, desde as escolas a centros de saúde, CTT, postos da GNR e PSP", lamentou.
Para o candidato, que falava aos jornalistas à margem de uma visita à Câmara de Portalegre, onde reuniu com a presidente do município, Adelaide Teixeira, toda a massa crítica tem sido levada do interior do país, afirmando, de seguida, que Portugal "não pode ser gerido assim".
"Da mesma maneira que nós criticamos a Europa porque a Europa não está a olhar para as regiões periféricas, e temos uma Europa a duas velocidades, em que Portugal está a ser desprezado e nunca consegue desenvolver-se como centro da Europa, porque está longe dos centros de decisão e a produção é muito mais cara, também em Portugal está a acontecer a mesma coisa", disse.
Para Cândido Ferreira, que dedicou o dia de campanha à temática do interior, o país necessita de ter políticos com uma "visão completamente diferente" para que o desenvolvimento venha a surgir.
Afirmando-se como "candidato independente", Cândido Ferreira enalteceu o município de Portalegre que é gerido por um movimento independente (Candidatura Livre e Independente por Portalegre -- CLIP).
"Os independentes em Portugal são por volta de 09, 10 a 12 por cento, porventura a terceira força política se isso assim se pode chamar", disse.
O candidato fez ainda questão de sublinhar que "não é um candidato qualquer" nestas eleições presidenciais, uma vez que tem "experiencia de vida", dando como exemplo a sua vida profissional e os investimentos que tem efetuado nos últimos anos nas áreas do agroturismo e enoturismo no concelho de Portalegre, nomeadamente na freguesia de Urra.
Durante a visita à Câmara Municipal de Portalegre, a autarca Adelaide Teixeira fez questão de sublinhar aos jornalistas que "recebe todos os candidatos", acrescentando ainda que "é importante" os candidatos efetuarem este tipo de ações para se inteirarem das questões que preocupam aquela região.
"Nós estamos abertos a todos os candidatos e penso que seria muito bom todos terem ideia do que de facto se passa no interior e nesta região", disse.