Depressão Louis está a provocar uma mudança do estado do tempo em Portugal.
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê ,pelo menos até ao fim de semana, períodos de chuva, que pode ser forte, descida das temperaturas, agitação marítima e vento forte devido à passagem de uma superfície frontal fria. Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Braga estão sob aviso amarelo, até sábado, devido à previsão de queda de neve acima de 800 metros, com acumulação acima de 1000 metros.
Em comunicado, o IPMA adianta que esta mudança do estado do tempo "está associada ao enfraquecimento de um anticiclone que esteve localizado a oeste da Península Ibérica, permitindo a influência de uma vasta região depressionária centrada na região da Islândia, região essa com vários núcleos, a um dos quais está associada uma superfície frontal fria que afetará o continente nos próximos dias".
O Instituto diz que um dos núcleos desta região depressionária é a depressão Louis, nomeada na quarta-feira pela Meteo France (serviço meteorológico Francês), que afeta principalmente a região noroeste de França.
Aviso vermelho no mar
O IPMA elevou para vermelho o aviso meteorológico para sete distritos do continente, na sexta-feira, devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de noroeste que podem atingir os 14 metros. Os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo vão começar por estar sob aviso amarelo até às 18 horas de hoje, passando a laranja até às 18 horas de sexta-feira e depois a vermelho (o mais grave de uma escala de três) entre as 18 horas de sexta-feira e as 15 horas de sábado. Depois disso, voltam a aviso laranja até às 0 horas de domingo.
Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou também os distritos de Faro, Setúbal e Beja sob aviso amarelo (entre as 0 e as 9 horas de sexta-feira), passando depois a laranja até às 0 horas de domingo.
De acordo com a Marinha Portuguesa e Autoridade Marítima Nacional, as barras marítimas de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Portinho da Ericeira e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido ao estado do mar. A barra da Figueira da Foz está concionada, estando apenas fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.
O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para a Costa Norte da Madeira e Porto Santo por causa da agitação marítima entre as 12 horas de sexta-feira e as 0 horas de domingo.