As eleições autárquicas, que tiveram lugar em Portugal no domingo, estão a ser marcadas por irregularidades. Em Lisboa, na freguesia de São Domingos de Benfica, foram identificados problemas, que podem influenciar o resultado final da votações, e até conduzir à sua impugnação.
Corpo do artigo
Cerca de 60 eleitores recorreram ao voto antecipado para a Assembleia de São Domingos de Benfica, mas, nos seus boletins, não constaram os quadrados junto aos partidos Chega e CDU, o que inviabilizou a possibilidade de votar nesses partidos. Face a esse cenário, a Comissão Nacional de Eleições decidiu colocar à parte esses boletins, sendo que a sua contagem apenas será efetuada a partir das 9 horas de sexta-feira.
O incidente está a gerar controvérsia, tendo em conta que a CDU ficou a apenas 11 votos do Chega, e a futura contagem pode afetar a distribuição de mandatos na Câmara Municipal de Lisboa: a CDU está a tentar garantir um segundo vereador, enquanto o Chega deseja manter a sua representação. Ao mesmo tempo, o PS, que foi vencido por mais de 2100 votos, tenta evitar a maioria absoluta do PSD na freguesia, com cerca de 50 votos.
Na eventualidade do caso não reunir todos os pressupostos de legalidade, está em cima da mesa a possibilidade de impugnação e de repetição do sufrágio na área geográfica afetada.