Duarte Pacheco pede "responsabilidade" a socialistas, Duarte Marques acha que se perdeu a "vergonha". AD tentará "entalar" Oposição no OE, diz politólogo.
Corpo do artigo
O primeiro mês de legislatura trouxe dois momentos de convergência entre PS e Chega: primeiro para baixar o IRS, depois para abolir portagens. Motivos suficientes para, ao JN, Duarte Pacheco, histórico do PSD, pedir mais “responsabilidade” aos socialistas e alertar para o risco de o programa da AD ser “desvirtuado”. O antigo deputado Duarte Marques lembra o tempo em que o PS criticava qualquer aproximação do PSD ao Chega, o politólogo José Palmeira acredita que o Governo espera pelo Orçamento do Estado (OE) para “entalar” a Oposição.
No entender de Duarte Pacheco, a convergência entre PS e Chega - que na quinta-feira levou PSD e Governo a falarem em “conluio” - “só é surpresa pela falta de sentido de responsabilidade” dos socialistas. Pacheco, que foi deputado durante 33 anos, lembra que o PSD sempre evitou apresentar propostas “que pusessem em causa a governabilidade” quando o PS tinha maioria relativa no Parlamento.