Qualquer cidadão pode plantar, desde segunda-feira, uma árvore em solo português. CTT e Quercus lançam 10.ª edição da iniciativa “Uma Árvore pela Floresta”.
Corpo do artigo
A campanha permite a qualquer pessoa plantar uma árvore autóctone (originária do próprio terreno) em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas portuguesas, “em particular as mais afetadas pelos incêndios florestais”. A espécie eleita para este ano é o Carvalho-português, vulgo “Cerquinho”.
A presente edição conta com uma nova embaixadora: Fernanda Freitas, jornalista/apresentadora, que se junta a Paulo Furtado, António Alexandre, Joana Teles e Sandra Cóias.
Kits já disponíveis
Os interessados podem adquirir o kit físico da campanha “Uma Árvore pela Floresta” nas lojas CTT e na página web da marca por 4 euros, com portes grátis para todo o país. Este ano foi também criado um kit digital, disponível somente no página online dos CTT por 3,75 euros.
O kit digital “Mais sustentável e mais barato” é uma novidade do 10º aniversário da iniciativa. Contém um código QR de realidade aumentada que possibilita “a visualização do processo de crescimento” do Carvalho-português. A CTT assegura que todos os kits vendidos serão convertidos em Cerquinhos.
A plantação das árvores está aberta à participação de voluntários(as), mediante registo na página web da campanha.
Mais de 115 mil árvores
A campanha “Uma Árvores pela Floresta” já possibilitou a plantação de mais de 115 mil árvores “em diversos pontos do país” desde a primeira edição, em 2013. Houve mais de 100 voluntários na última iniciativa, que ocorreu em Manteigas e no Parque Natural da Serra da Estrela.