Escola Secundária de Arga e Lima, em Lanheses, Viana do Castelo, destaca-se entre os estabelecimentos de ensino públicos com um 43º lugar no ranking do Jornal de Notícias. Foi a melhor da região Norte e a segunda a nível nacional.
Corpo do artigo
Leonor Marques, 17 anos, estuda na Escola Básica e Secundária de Arga e Lima desde o 5º ano e quis levar os estudos até ao fim na mesma escola. Poderia ter optado, como alguns dos seus colegas, pela transferência para escolas urbanas de Viana do Castelo, mas escolheu ficar no estabelecimento de ensino situado, em meio rural, na freguesia de Lanheses. E que este ano volta a ser a melhor escola pública da região Norte, de acordo com o ranking do JN (a terceira a nível nacional, depois do Conservatório Nacional e da Luís António Verney, ambas em Lisboa).
14998837
"Um dos aspetos que possibilita isso é talvez a relação que existe entre os professores e os alunos, que é muito positiva nesta escola. É como se estivéssemos num ambiente familiar. Acho que dá mais gosto aprender assim", refere Leonor, resumindo os motivos que a levaram querer ali continuar a estudar. "Gosto desta escola, do ambiente e dos professores".
Não é a primeira vez que a Arga e Lima se destaca. No ano passado, foi mesmo a primeira escola pública do ranking a nível nacional. E, em 2016, evidenciou-se com um quarto lugar no indicador de percursos diretos de sucesso. O diretor José Leme considera que "os laços" criados no espaço escolar são um dos fatores que concorrem para os bons resultados. "Temos um corpo docente estável e, ao sermos uma escola pequena, temos uma proximidade muito grande entre professor e aluno. Criam-se laços fortes", descreve, enaltecendo os docentes "interessados no sucesso dos alunos". "Ainda agora, para os exames nacionais, os professores combinaram com os alunos e vieram dar-lhes apoio de preparação pro bono. Fazem um esforço enorme na sua vida privada e profissional para os apoiar", indicou.
Alargar a oferta
Considera que pode ter sido uma aposta certeira o facto de ter incrementado oferta noutras áreas de ensino, quando antes esta se resumia a Ciência e Tecnologias. "Antigamente havia uma saída forte de alunos daqui para a cidade e, quando entrei em funções (2020), decidi abrir Humanidades e Economia. Arrisquei porque temos poucos alunos, mas começámos a encaminhar para cada área de acordo com o perfil do aluno", disse José Leme, considerando que isso poderá estar a refletir-se nos rankings.
Refere, ainda, que "a direção da escola está sempre com a porta aberta e os seus elementos andam sempre pelos corredores" em relação direta com os estudantes. E que já resolveu conflitos entre alguns, oferecendo "do próprio bolso" livros para que estes troquem ofertas e "deem um abraço". "O papel dos funcionários também é essencial. Às vezes, até pecam pelo excesso. Criam relações muito fortes com os alunos", conclui.
Pormenores
14,05 é a nota média dos 74 exames incluídos no ranking JN e relativos ao ano letivo passado, na Escola Básica e Secundária de Arga e Lima.
13,9 foi a média conseguida no exame de Biologia e Geologia, fundamental para acesso a cursos na área da Saúde, pelos alunos da secundária.
14,81 foi a média conseguida no exame de Português, enquanto na Matemática a média foi de 12,33. Em Física e Química, foi de 11,19 valores .