Hoje é o dia D para se conhecer a designação da futura ponte sobre o rio Douro, que irá servir o metro na Linha Rubi (entre a Casa da Música, no Porto, e Santo Ovídio, em Gaia).
Corpo do artigo
Foram lançadas seis sugestões, que foram a votos, num processo que juntou o "Jornal de Notícias", as câmaras de Porto e Gaia e o Ministério do Ambiente, que tutela a Metro: Ponte da Boa Viagem, Ponte Douro, Ponte da Ferreirinha, Ponte da Boa Passagem, Ponte da União e Ponte Engenheiro Joaquim Sarmento.
A lista resulta do trabalho de uma comissão formada pelos historiadores Amândio Barros e Helder Pacheco, do jornalista e investigador Germano Silva, do engenheiro civil Humberto Varum e do músico Rui Veloso.
"Boa Viagem" tem a ver com uma capela secular com o mesmo nome, em Massarelos, no Porto, na qual os homens do mar prestavam culto. "Douro" é uma proposta que remete para o rio, o grande elemento unificador, e que determinou a identidade das terras. "Ferreirinha" tem como objetivo evocar uma das figuras mais marcantes do Douro e do Vinho do Porto. "Boa Passagem" remete para o cruzeiro com a mesma designação e para o serviço das barcas, tão característico. "União" assenta na antiga ligação entre as cidades do Porto e de Gaia e na unidade das gentes. "Engenheiro Joaquim Sarmento" é uma homenagem ao autor de projetos emblemáticos, como o Estádio das Antas.
obra inicia em Novembro
Uma das soluções sairá hoje vencedora e foi validada pela comissão composta pelo ex-presidente da Metro Ricardo Fonseca, pelo coordenador do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, Fernando Sousa, e por Fernanda Ribeiro, professora na Faculdade de Letras do Porto.
Em maio, foi lançado o concurso para construir a Linha Rubi. Os trabalhos da linha e da nova travessia deverão avançar em simultâneo. O custo é de 435 milhões. Prevê-se que a obra comece em novembro e esteja pronta em 2026. Quando estiver em operação, o metro passará nas oito estações de três em três minutos. Irá contribuir para tirar muitos carros da estrada e remover cerca de 12 mil toneladas de CO2 da atmosfera.