Quatro professores de áreas diferentes foram reconhecidos e premiados pelo projeto MILAGE APRENDER +, da Universidade do Algarve, pela criação de recursos educativos para apoiar o estudo dos alunos. Português, Matemática, Inglês e Espanhol foram as disciplinas alvo de reconhecimento. Entre outros prémios atribuídos foram entregues 100 distinções a professores e alunos.
Corpo do artigo
Na categoria de Professor Autor Inovador MILAGE APRENDER +, os prémios foram entregues à professora de Espanhol, Lurdes Martins, do Agrupamento de Escolas de Vale D"Este, em Barcelos; à professora de Inglês, Marlene Vieira, do Agrupamento de Escolas de Real, em Braga; à professora de Matemática, Dulce Nogueira, do Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa, em Penafiel; e à professora de Português, Adelina Moura, do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, em Braga.
Este prémio foi também entregue a vários alunos que contribuíram com recursos de apoio para a plataforma em disciplinas diferentes. Assim, o prémio Aluno Autor de MILAGE APRENDER + foi entregue no âmbito das áreas de Português, Matemática e ainda Cidadania Digital, onde os alunos trabalham com questões relacionadas com a segurança na internet, notícias falsas, entre outras.
Outro dos prémios entregues foi o Meia-Maratona da Matemática, com o objetivo de incentivar os alunos para a cooperação na aprendizagem da matemática, de forma a que todos tenham sucesso com recurso a esta plataforma. O reconhecimento pertenceu à turma A do 7º ano da Escola Secundária José Régio.
Ainda foram entregues os prémios Aluno Influenciador MILAGE APRENDER +, reconhecendo o mérito dos alunos que promoveram práticas pedagógicas, e Classificação MILAGE APRENDER +, que reconhece os alunos e as escolas que se encontram no top 10 da pontuação através da resolução de exercícios na plataforma.
A eleição dos premiados foi realizada por um júri que faz parte do projeto e tem em conta o esforço realizado em diferentes áreas. A entrega dos prémios foi uma iniciativa da plataforma MILAGE APRENDER +, criada pela Universidade do Algarve, e decorreu no Convento de São Francisco, em Santarém.
Esta iniciativa visa reconhecer o trabalho desenvolvido por professores e por alunos, como uma forma de motivar para o sucesso e para a cooperação.
O projeto consiste numa plataforma criada pela Universidade do Algarve, de apoio ao trabalho alunos e a professores. A plataforma permite não só que o aluno tenha acesso aos conteúdos, servindo de apoio para resolver os exercícios, mas também permite aos professores ter uma melhor gestão do tempo em contexto de aula.