Há 360 praias com direito a galardão, mais oito do que no ano passado.
Corpo do artigo
Portugal terá este ano 360 praias com bandeira azul, mais oito do que no ano passado, mas a anunciada falta de nadadores-salvadores devido à suspensão dos cursos vai pôr em causa o hastear do galardão durante o verão em todo o país.
12221933
Catarina Gonçalves, coordenadora da Associação Bandeira Azul (ABAE), lembra que este já foi um problema em anos anteriores, levando a que algumas bandeiras nem fossem hasteadas, principalmente nos Açores. Mas este ano assume maior dimensão para todo o território nacional.
"A presença de nadadores-salvadores é um critério de segurança que tem que ser cumprido e, sem tal, as praias que foram agora galardoadas não vão poder içar a bandeira", explica ao JN.
A ABAE realiza vistorias nas praias, em conjunto com outras entidades como a Polícia Marítima, para verificar se, no início da época balnear, as praias têm assegurada a segurança a banhistas conforme a lei. Só aí podem ser hasteadas as bandeiras. "Se durante o verão faltarem nadadores salvadores, a Polícia Marítima pode retirar a bandeira azul, que só volta a ser hasteada quando se comprovar que o problema está resolvido".
faltam 1300 nadadores
Há 14 novas praias face ao ano passado, três das quais reentram na lista. Outras seis saem por não se terem candidatado. São estas a Boa Nova Senhora, em Matosinhos, Areinho, em Ovar, Areeiro e Calheta, na Madeira, e Camilo e Batata, em Lagos.
12217045
A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (Fepons) diz que faltam 1300 nadadores-salvadores para chegar aos 4500 que são necessários todos os anos. O número foi calculado tendo em conta que são precisos todos os anos dois mil novos nadadores-salvadores, visto que apenas metade regressa no ano seguinte para trabalhar. São cerca de 500 os que tiveram o título com três anos renovado automaticamente pelo ISN .
À data da suspensão dos cursos, tinham sido formados 224 novos nadadores-salvadores e decorriam nove formações, com 178 formandos. A Fepons chegou a acordo com o Ministério da Defesa para a realização da componente teórica dos cursos online e propôs à Secretaria de Estado da Juventude que as piscinas reabram para os cursos.
NOVAS REGRAS
Distância: três metros
Os banhistas vão ter que respeitar a distância de três metros entre chapéus de sol. Quem não usar chapéu de sol, terá que colocar a toalha a 1,5 metros do grupo mais próximo.
Semáforo à entrada
As praias terão sinaléticas com as cores verde, amarelo e vermelho a indicar a lotação em tempo real. Proibido jogar futebol e voleibol no areal. Apenas atividades com duas pessoas e surf são permitidas.
Estacionamento
Só será permitido nos parques. Autoridades fiscalizam os acessos.