O Infarmed autorizou a utilização, a título excecional, do medicamento Ozempic com rótulo em norueguês. O fármaco, com indicação para o tratamento da diabetes tipo 2, tem estado em falta nas farmácias porque é também receitado para a obesidade.
Corpo do artigo
Em comunicado, o Infarmed refere que "com o intuito de evitar a ocorrência de uma rutura de stock" autorizou a venda das canetas injetáveis com a substância ativa semaglutido com origem na Noruega e rótulo em norueguês, mantendo a comparticipação de 90% pelo SNS.
As embalagens, refere a autoridade do medicamento, serão acompanhadas de um folheto informativo em português e a prescrição e dispensa ocorrem da forma habitual. Refira-se que o fármaco, que só pode ser vendido com receita médica, custa 120, 58 euros, ficando por 12 euros para o utente.
Apesar da autorização, o Infarmed apela à gestão criteriosa dos stocks disponíveis para garantir o acesso a todos os doentes que não disponham de alternativas a estes medicamentos.
Restrições na prescrição
Em outubro, após a denúncia de dificuldades no acesso ao Ozempic por parte dos diabéticos, a tutela anunciou a criação de um mecanismo que permitisse a prescrição do fármaco apenas para aqueles doentes. Mas, recentemente, a presidente da Associação Nacional de Farmácias, Ema Paulino, confirmou no Parlamento que o medicamento continuava em falta nas farmácias e que a comparticipação exclusiva para a diabetes não estava a ser feita.
Recentemente, face à rutura do hipertensor Inderal, o Infarmed também autorizou a venda com rotulagem espanhola.