Freitas do Amaral criticou esta sexta-feira "as ideias malucas" da chanceler alemã Angela Merkel, considerando que estão a levar a Europa para o "abismo".
Corpo do artigo
"A senhora Merkel tem algumas ideias malucas", exclamou Freitas do Amaral durante uma conferência realizada no âmbito do Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade, em Fafe.
O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros criticou a política alemã no conflito ucraniano, em particular, mas também "neoliberalismo como receita para os problemas económicos e sociais de toda a Europa".
"A Europa está a caminho do precipício pela mão da chanceler Merkel e daqueles que a apoiam", declarou taxativamente Freitas.
Para o antigo líder do CDS, o neoliberalismo "é uma ideia destituída de qualquer fundamento económico ou social", sendo que a chanceler alemã tem imposto essas políticas "a todos os países".
"E já não é só Portugal e a Grécia que estão a sofrer. A Espanha e a Itália estão a sofrer e a França começa a sofrer os efeitos dessa política", alertou, prosseguindo: "Isto não é sustentável, não vai continuar por muito mais tempo. Quanto mais cedo se der a volta e se adotar uma atitude realista com justiça e solidariedade, mais depressa sairemos do mau caminho que nos está as levar para o precipício".
O também antigo candidato presidencial alertou ainda: "Ou nós conseguimos travar essa caminhada para o abismo, voltar para trás, repensar tudo a adotar políticas de crescimento, de emprego e de solidariedade social ou ainda vamos assistir a uma grande tragédia".