A ministra da Agricultura anunciou, este sábado de manhã, a disponibilização de 17 milhões de euros para a instalação de coberturas para proteger pomares e outras culturas da queda forte de granizo e chuva.
Corpo do artigo
Maria do Céu Antunes visitou duas indústrias agrícolas de produção de fruta entre Castelo Branco e Fundão, que na semana passada tiveram prejuízos com a forte queda de granizo. O ministério anunciou uma ajuda no custo de instalação destas redes em 65%, podendo os restantes 35% serem conseguidos através de linhas de crédito bonificado.
"Apoios destinam-se ao país, contudo é no Interior Norte e Centro, porque é onde os fenómenos extremos mais se têm verificado, que se espera maior adesão a estes apoios", explicou a ministra.
"Estamos a viver há vários anos condições adversas do clima, que afetam as culturas. Não podemos continuar a correr atrás dos prejuízos, temos de precaver", frisou a governante, que indicou ainda que o Estado, nos últimos anos, apoiou agricultores afetados por fenómenos extremos com 30 milhões de euros
Os 17 milhões de euros são disponibilizados através do programa "New Generation". Segundo a ministra, estas coberturas sobre pomares já existem em produções em Moimenta da Beira, "com elevado grau de eficácia". O custo de instalação ronda os 15 mil euros por hectare.