Governo em fim de ciclo dá aval a subida do salário mínimo para 820 euros
Dois dias depois do primeiro-ministro ter anunciado a demissão e horas antes do presidente da República ter dito ao país que o percurso do Governo PS finda e vai haver eleições antecipadas, o Executivo despachou vários dossiês importantes, desde aumentos salariais à nova orgânica da GNR após a extinção do SEF.
Corpo do artigo
O Governo deu aval à subida do salário mínimo nacional de 760 para 820 euros e ao aumento das remunerações da Função Pública (cerca de 52 euros para a generalidade dos trabalhadores, entre 3 a 6,8%) a partir de janeiro do próximo ano, o que fará com que o vencimento mais baixo na Administração Pública passe a ser de 821,83 euros. O Executivo, liderado por António Costa, visa cumprir os acordos com os parceiros sociais e garantir que os aumentos avançam no próximo ano.
Também foram aprovadas as medidas de valorização salarial de trabalhadores de carreiras especiais (serão pouco mais de 500 pessoas), mas essa subida terá impacto ainda em 2023, com retroativos a janeiro que serão processados em dezembro.