Os dias da pandemia que assustou o mundo ainda não estão contados. A comissão de emergência da Organização Mundial de Saúde não se reunirá, esta semana, para declarar o fim do vírus H1N1.<br />
Corpo do artigo
Os peritos da Comissão de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Gripe A consideram que ainda é “demasiado cedo” para declarar o fim da pandemia. “Estamos ainda a acompanhar a forma como o vírus se comporta no resto do Inverno, no Hemisfério Sul", disse o porta-voz do OMS, Gregory Hartl, à agência de notícias "Reuters".
Os responsáveis de Saúde estão a seguir a evolução do vírus em países como a Argentina, Austrália, Chile, Nova Zelândia e África do Sul. A gripe, que começou oficialmente em Junho de 2009, poderá ter o fim declarado no final deste Inverno no Hemisfério Sul.
A Comissão responsável pelas recomendações sobre a pandemia considera que os países do Hemisfério Sul encontram-se na fase seis, o nível mais elevado na escala que permite medir as taxas de infecção.
Até agora, o vírus da Gripe A já matou 18337 pessoas, mas, mundialmente, a actividade global de pandemia continua a ser baixa.