Há uma bactéria a infetar os mosquitos e a impedi-los de transmitir dengue
A técnica Wolbachia está a ser usada em vários países, com provas dadas de que consegue reduzir a transmissão de dengue. Em Portugal, um médico de 29 anos estudou quais seriam custos se a tecnologia fosse implementada na ilha da Madeira.
Corpo do artigo
Chama-se Wolbachia e trata-se de uma bactéria presente em 60% dos mosquitos, de acordo com o "World Mosquito Program", traduzido em português para "Programa Mundial do Mosquito". A organização internacional sem fins lucrativos detém a patente da técnica Wolbachia, que consiste em libertar mosquitos Aedes aegypti infetados com esta bactéria.
A tecnologia está a ser implementada em vários países, com transmissão local de dengue, como o Brasil, a Indonésia e Singapura. Em outros territórios, como a Austrália, onde o vírus não é endémico, a técnica é usada como prevenção. Na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, a Wolbachia permitiu uma redução de "69,4% dos casos de dengue, 56,3% dos casos de chikungunya e 37% dos casos de zika", lê-se no site do Ministério da Saúde brasileiro.