Durante a arruada do PS desta sexta-feira, em Moscavide, um homem aproximou-se do líder do PS em tom ameaçador, chegando a trocar algumas impressões acaloradas com Pedro Nuno Santos. Quase de imediato, foi afastado por apoiantes do partido.
Corpo do artigo
Tudo se passou em poucos segundos. Devido ao aparato da arruada - nomeadamente as palavras de ordem de apoio ao PS e as músicas da banda que segue junto da comitiva - não foi, para já, possível perceber nem o teor da breve conversa nem se Pedro Nuno chegou a ser agarrado pelo popular descontente.
O homem foi afastado por apoiantes do PS. Ia sorrindo enquanto era puxado para longe do secretário-geral, não oferecendo resistência.
"Não dispersemos os votos", pede Pedro Nuno
No final da arruada, o líder socialista discursou por breves momentos num palanque. De megafone em punho e já com a voz a falhar-lhe, apelou ao voto dos pensionistas, das mulheres, dos trabalhadores e dos jovens. "Não dispersemos os votos", pediu, insistindo na concentração de votos à Esquerda no PS, à semelhança do que tem feito nos últimos dias.
"O PS foi, é e será sempre um porto seguro para os portugueses", afirmou ainda Pedro Nuno Santos. Na arruada estiveram presentes nomes como os ministros Mariana Vieira da Silva (cabeça de lista por Lisboa) e Duarte Cordeiro, para além de Marta Temido, deputada e provável candidata à Câmara da capital no próximo ano.
Esta sexta-feira, Dia Internacional da Mulher, o PS publicou, no site e nas redes sociais, uma mensagem em vídeo do líder dedicada ao tema. "Neste dia celebramos as conquistas que as mulheres conseguiram ao longo de décadas em Portugal. Mas também queremos apontar para o futuro para o que ainda falta de avanços", começa por dizer Pedro Nuno Santos.
O líder socialista assinala que, para o seu partido, "as mulheres não são tema de campanha nem "uma nota de rodapé". Pedro Nuno tem tentar capitalizar com o discurso em que o vice-presidente do CDS candidato da AD por Lisboa, Paulo Núncio, defendeu o fim do direito ao aborto. No Dia da Mulher, espera-se que o tema seja presença constante nos discursos de elementos do PS, bem como de outros partidos à Esquerda.
"As maiores conquistas e avanços nos direitos das mulheres foram conseguidos com o Partido Socialista – e assim continuará a ser no futuro", afirmou ainda Pedro Nuno Santos, na mesma mensagem.
A campanha eleitoral termina esta sexta-feira. O PS desde o Chiado à tarde e, depois, tem um comício de encerramento em Almada.