Impacto da greve nos transportes: Tensão entre grevistas no Porto em Lisboa num dia em que os comboios pararam

Metro do Porto está a circular entre as estações da Senhora da Hora e Campanhã (tronco comum) e na Linha Amarela, entre o Hospital de São João e Santo Ovídio
Foto: Carlos Carneiro
Foi nos comboios que mais se sentiu os efeitos da greve, em Lisboa e no Porto, com adesão total em Campanhã e no Rossio. Num dia que ficou marcado com momentos de tensão entre piquetes de greve e forças policiais, quando manifestantes tentaram impedir a saída de autocarros da STCP e da Carris. Na capital, muitos procuraram nos TVDE uma alternativa, já na Invicta a maioria garantiu nem ter precisado. É que, além de existirem muitos autocarros a circular na cidade, as principais linhas do metro estiveram a operar apenas com alguns atrasos, ao contrário de Lisboa onde o metro encerrou.
Se, as primeiras horas do dia começaram conturbadas no Porto, com grevistas a tentarem impedir a saída de autocarros da STCP, em Francos, e a circulação de veículos do metro, a situção estava normalizada a meio da manhã. Na estação da Trindade, por exemplo, quase ninguém sentiu o impacto da greve geral.
