Dois inspetores da Segurança Social estiveram, esta quarta-feira, na Casa dos Marcos, na Moita, uma das unidades da Raríssimas.
Corpo do artigo
A visita à instituição, que está a ser noticiada pela SIC, acontece no seguimento de uma reportagem da TVI, que lançou suspeitas sobre a gestão da associação que apoia pessoas com doenças raras.
8981119
A televisão divulgou no sábado uma reportagem sobre a gestão da Raríssimas, Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras, na qual mostrou documentos que colocam em causa a sua gestão, nomeadamente da sua presidente, Paula Brito e Costa, que alegadamente terá usado o dinheiro na compra de vestidos e vários gastos pessoais.
8982376
O ministro Vieira da Silva negou na segunda-feira que tenha tido conhecimento anterior de denúncias de gestão danosa da associação Raríssimas e anunciou uma ação de inspeção à entidade, a começar nos próximos dias.
Em declarações aos jornalistas na terça-feira, no parlamento, a deputada do PS Idália Serrão defendeu a necessidade de o Estado reforçar as ações inspetivas de acompanhamento das IPSS.
"A relação entre o Estado e as IPSS, de forma alguma, pode ficar fragilizada ou beliscada. O trabalho que as IPSS fazem ao nível do apoio às famílias é de tal forma sério que não devem subsistir dúvidas", considerou a antiga secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação.